Amigos do Blog #01 - A força da oração só vem com a união

*RAMON CALIXTO FERNANDES DE SOUZA

            Desde criança frequento as missas. Já tem uns quatro anos que comecei a freqüentar grupos de oração na comunidade São José Operário. Nesse pouco tempo de caminhada aprendi várias coisas sobre Deus e cada dia que passa, a minha fé aumenta cada vez mais. Mas o segredo disso tudo é a oração.
            Um dia estava na reunião da Comissão Jovem da nossa comunidade, e estávamos meditando o evangelho do dia. Uma coisa me chamou a atenção quando um coordenador de um grupo de jovens deu um testemunho muito bacana. Prestem atenção no que ele disse:
            “Quando eu assumi a coordenação do grupo, esse mesmo tinha uns cinco membros, e eu me perguntava Meu Deus, o que eu vou fazer, o grupo está praticamente acabando, dá-me forças Senhor!”
            Esse coordenador á medida que o tempo passava, sempre estava em vigília, procurava levar coisas diferentes, inovadoras para o grupo, mas uma coisa ele sempre ressaltava: A força do grupo sempre está no poder da oração. Hoje, o grupo desse coordenador é um dos mais presentes da nossa comunidade, contendo uma média de 15 á 20 membros presentes. Um exemplo para nós.
            Outro exemplo está em um dos grupos que eu participo: o Teatro Israel. Lembro quando eu entrei no Teatro há quatros anos atrás, aliás, foi esse grupo a minha porta de entrada na minha vida cristã. Teve uma reunião que um membro deu um testemunho sobre como era o Teatro antes.Teve umas cinco reuniões seguidas que ia só ele. Aí vem a pergunta: “Mas porque você ia às reuniões sabendo que não ia ninguém”?” Ele respondeu:” Eu tinha a esperança de ver esse grupo cheio, não podia deixar o grupo acabar, tinha fé.” Hoje o grupo também é um dos mais atuantes da comunidade.
            Isso tudo acontece pelo poder da oração. Muitas pessoas, infelizmente, ainda descobriram o poder da oração em nossas vidas, e esse poder aumenta cada vez mais quando estamos orando em comunidade, união. Vamos prestar atenção na oração que Jesus Próprio nos ensinou:

Pai nosso, que estais no céu
Santificado seja o Vosso nome,
Venha a nós o Vosso reino,
Seja feita a Vossa vontade,
Assim na terra como no céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje.
Perdoai as nossas ofensas,
Assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.
E não nos deixeis cair em tentação,
Mas livrai-nos do mal,
Amém.
            Reparem nessas partes da oração:
Venha a nós o Vosso reino
Seja feita a Vossa vontade
O pão nosso de cada dia nos dai hoje
Perdoai as nossas ofensas
Assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido
E não nos deixeis cair em tentação
Mas livrai-nos do mal
            Note que nessas partes estão na 1ª pessoa do plural: nós, ou seja, a nossa está pedindo a proteção não só pra mim, não só pra você, pro seus pais, amigos, familiares, etc. Mas para todos nós.
            O que adianta você fazer as suas orações todo dia, no seu canto e sozinho? A força da oração está na unção e união. É mais válido, você ir ás missas, orar em comunidade, são várias pessoas que estão pedindo a intercessão por você. Como diz aquele ditado popular: “A união faz a força”.
            Umas das pobrezas mais profundas que o homem pode experimentar é a solidão. O homem aliena-se quando fica sozinho ou se afasta da realidade, quando renuncia a pensar e a crer num fundamento. A humanidade aparece hoje muito mais interativa do que no passado, esta maior proximidade deve transformar-se em verdadeira comunhão. O desenvolvimento dos povos depende, sobretudo do reconhecimento que são uma só família, a qual colabora em verdadeira comunhão e é formada por sujeitos que não se limitam a viver uns ao lado dos outros.


*Membro da comunidade São José Operário da Arquidiocese de Montes Claros-MG.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Programação da Festa de Santo Agostinho e Santa Mônica

Festa de São José Operário