A Comunidade São José Operário


A comunidade São José Operário está localizada no bairro Eldorado e pertence á Paróquia do Santos Reis, onde fazem parte também as Comunidades Santo Agostinho e Santa Mônica (Nova Morada); São Pedro (Vila Atlântida); São Francisco de Assis (Vila São Francisco de Assis); Santos Reis (Santos Reis- sede), tem também duas comunidades em formação: Nossa Senhora Aparecida e São Vicente de Paulo.
             O pároco atual é o padre Reginaldo Cordeiro de Lima. Ao todo engloba cerca de 45 mil habitantes.
            A comunidade São José Operário é formada por Associação de Moradores, Conselho Comunitário; Grupos de Jovens; Encontro de Adolescentes com Cristo (EAC), com cerca de 100 missionários, Legião de Maria; Vicentinos, Grupos de Oração (Renovação Carismática Católica) e Infância e Adolescência Missionária (IAM), está foi implantada na Paróquia e expandida para a Arquidiocese de Montes Claros. Ao todo, são 55 grupos, movimentos e pastorais cadastrados pertencentes á comunidade.
            As missas são celebradas duas vezes por semana, na quarta-feira e no sábado, além de casamentos e batizados. O dia do padroeiro da comunidade é celebrado em primeiro de maio todos os anos, com uma festa que acontece durante esse período com uma missa sertaneja dedicada aos trabalhadores de toda cidade no dia do padroeiro e do trabalhador.
            A seguir, os grupos, movimentos e pastorais da comunidade:
            AA (Alcoólicos Anônimos); Animação; Anunciamos Jesus; APC (Adolescentes Perseverantes a Cristo); Banda Atos; Caminhando Sempre com Jesus; Casa de Ouro (Legião de Maria); Casos Especiais (Pastoral Familiar); Catequese Infantil; Comissão Atitude Jovem; Conferência Santa Mônica; Conferência São Marcos; Conferência São Paulo; Coroinhas; Crianças no Caminho de Jesus; Estrela da Manhã (Legião de Maria); Famílias em Busca de Cristo; Famílias em Busca do Amor de Cristo; Famílias em Busca do Amor de Jesus; Famílias Unidas a Cristo; Grupo São Francisco; Infância Missionária; JÓLIC (Jovens Ligados a Cristo); JUDEC (Jovens Unidos a Deus Conosco); Mãe do Bom Conselho (Legião de Maria); Mãe Imaculada (Legião de Maria); Mãe Rainha; Mater Christi (Legião de Maria); Mensageiros de Jesus; Ministério de Acólitos São Miguel Arcanjo; Ministério São José; Ministros; Pastoral da Crisma; Pastoral da Pessoa Idosa; Pastoral do Batismo; Pastoral do Dizímo; Pastoral Litúrgica; Porta do Céu (Legião de Maria); Pós-Matrimônio (Pastoral Familiar); Pré-Matrimônio (Pastoral Familiar); Rainha da Paz (Legião de Maria); Rainha dos Anjos (Legião de Maria); Rainha dos Mártires (Legião de Maria); Redenção; Rosa Mística (Legião de Maria); Teatro Israel; Unidos em Cristo.

História da comunidade

A comunidade São José Operário pertence à paróquia Santos Reis, situada na periferia de Montes Claros, a comunidade foi constituída mais ou menos em 1968, na época havia poucos moradores, dois anos depois foi instalado em sua proximidade o Distrito Industrial de Montes Claros. As indústrias que vieram para esta área mineira da Sudene receberam do governo isenção de impostos por 10 anos. Estas indústrias atraíram grande número de pessoas da zona rural para a periferia da cidade. Assim ocorreu um crescimento populacional, sem o mínimo de infraestrutura.
Famílias inteiras vieram da zona rural em busca de vida melhor e foram ocupando terras, outros conseguiram pequenos lotes e com isso surgiram os barracos sem infra-estruturas necessárias, o que ocasionou muitas doenças, desnutrição infantil, fome e todos os tipos de problemas sociais. Grande parte da população era analfabeta e semi-analfabeta, na comunidade, havia apenas uma escola que atendia em média 40 famílias que residiam anteriormente. Pouco tempo depois continuava todos os problemas sociais; surgiu o desemprego, porque os trabalhadores rurais não tinham qualificação profissional, sendo então demitidos das empresas precisando sobreviver de pequenas diárias, as mães de família trabalhando como domésticas, deixando em casa crianças cuidando de crianças, os problemas sociais se agravaram conseguindo cada vez mais e foram aproveitados pela manipulação política.
Com o passar dos anos, a população foi se organizando e conseguindo alguns recursos básicos como escola, creche, centro de saúde, a construção da pequena igreja São José Operário, água, luz e esgoto em quase todo bairro. A comunidade tem como padroeiro São José Operário devido ao bairro ser operário.
A comunidade tem organizado o conselho de pastoral comunitário, associação de moradores, cinco grupos de jovens, catequese, legião de Maria, Pastoral Familiar, Crisma, Pastoral da Criança, vicentinos, Pastoral do Dízimo, e é assistida pelos padres da ordem premonstratense.    

Postagens mais visitadas deste blog

Programação da Festa de Santo Agostinho e Santa Mônica

Festa de São José Operário